Healthy habits // That thing called gym...

(dat gym selfie... @ddanielamonteiro on instagram)

Nunca fui particularmente activa e desporto nunca foi a minha praia, mas ao longo dos anos fui sempre fazendo (muito esporadicamente) exercícios em casa. Ora, há alguns meses atrás arranjei um trabalho onde passo muitas, muitas horas inativa fisicamente. Este sedentarismo começou a afectar-me e a necessidade de me tornar mais activa foi crescendo, pelo que decidi inscrever-me num ginásio. Já tinha arriscado umas idas ao ginásio (escrevi um post sobre a minha primeira vez, podem ler aqui!) e vi que, não sendo a minha coisa preferida no mundo, conseguia fazer disso uma rotina.
A fase de habituação é longa e exige esforço e paciência: há dias em que sair da cama vai parecer impossível, há dias em que vão ficar doridas e não se vão conseguir nem sentar, há dias em que vão ficar tão zonzas do esforço que os vossos ouvidos vão zumbir. Tudo isto passa, é só o corpo a habituar-se (tirando o sair da cama, isso não passa, pelo menos a mim). Depois gradualmente instala-se o sentimento de satisfação após o treino, quando já estamos de banho tomado e bem cheirosas, prontas para mais um dia de trabalho. 
O corpo não vai mudar da noite para o dia milagrosamente: há que ser realista, podemos andar no ginásio durante um ano e mesmo assim não conseguir um rabo igual ao daquela fulana que tem só fotos em bikini no facebook. Mas pior não fica, se não cairmos no erro de ficarmos mais permissivas na alimentação (lá por andarmos no ginásio não quer dizer que possamos passar a comer duas doses em vez de uma e que um bolo não engorda).
Também há que ter em conta os objetivos: engordar, emagrecer, tonificar… há planos de treino diferentes para cada objetivo, obviamente. Eu normalmente faço um bocado de cardio e passo para as máquinas: manter e tonificar. 


Conselhos para quem procura:
- Não se inscrever no primeiro ginásio que aparecer. Há bons e maus ginásios. O primeiro que experimentei era péssimo, só tinha um treinador que passava o tempo alapado no computador, a marimbar-se para quem ali estava.
- … nem no mais barato, que pode acabar por ser deitar dinheiro fora. É melhor pagar um bocado mais e ficar melhor servido. Eu acabei por escolher o ginásio mais caro da minha zona, mas sem arrependimento nenhum.
- Experimentar o ginásio, conhecer as instalações e o staff. Geralmente os ginásios deixam os interessados treinarem gratuitamente um dia.
- Ver se os horários de funcionamento e horários das aulas são compatíveis com os nossos, quais as mensalidades que têm para oferecer e as suas regalias.


Pros:
- Salas devidamente equipadas com máquinas modernas, música energética e ar condicionado = condições perfeitas para treinar.
- Avaliações físicas e planos de treino adequados aos nossos objetivos: as avaliações físicas são óptimas não só para avaliarmos o nosso estado actual mas também para vermos se estamos a progredir. Peso, IMC, massa gorda, massa magra, gordura visceral… tudo isso é aferido numa balança super eficaz. 
- Treinadores que nos motivam ou nos corrigem caso estejamos a fazer um exercício de modo errado - isto é muito importante, dado que nos ajudam a prevenir futuras lesões. 
- Há aulas de grupo para treinos mais intensivos (cycling, gap, por exemplo) ou para treinos mais descontraídos (Zumba, aeróbica...), consoante os gostos e objetivos de cada pessoa.
- Para quem prefere treinar sozinho (eu, eu, eu), há muitas passadeiras, elípticas e bicicletas ao nosso dispor e as máquinas para musculação têm instruções claras sobre o seu funcionamento.  
- Alguns ginásios têm banho turco (o meu tem e eu adoro!), outros têm piscina… Para além dos seus benefícios, são um bom complemento para relaxar.


Contras:
- Exige força de vontade para sair da cama e fazer das idas ao ginásio um hábito.
- É caro e geralmente implica assinar um contrato (pagar mês a mês é estupidamente caro).
- Rouba-nos o pouco tempo livre que temos. Por isso mais vale acordar mais cedo duas horas e despachar a coisa de manhã. 
- Há que ter sempre o saco do ginásio em ordem: toalhas limpas, gel de banho, ténis, garrafa de água… um só item em falta e a ida ao ginásio foi em vão. 
- Há mais pessoas no ginásio para além de vocês. Homens vão lançar olhares de relance para os vossos traseiros, mulheres também (para avaliar a concorrência) e vocês vão-se apresentar ao mundo no vosso pior: leggings que não escondem nada, suor a escorrer e rosto corado quem nem um tomate maduro. Além disso, caretas de esforço e alguns gemidos também vão surgir. 


Os benefícios:
- A má disposição matinal vai desaparecendo no decorrer do treino. Para mim, dos maiores benefícios, que o meu mau humor matinal é coisa de assustar.
- Corpo e mente mais disciplinada: sabemos que temos de ir x dias por semana e que naquela hora vamos treinar e mais nada - isto porque o espaço é inteiramente dedicado a isso, em casa seria muito mais difícil manter uma rotina de treino.
- Sentimo-nos melhor fisicamente por estar a combater os maus hábitos sedentários, menos irrequietas e temos onde gastar energia acumulada. Além disso, a auto-estima sobe também.


Em suma:
São mais as vantagens que as desvantagens.
Para quem não consegue fazer exercício em casa ou não sabe como o fazer, o ginásio é uma excelente opção, pois temos alguém com a formação certa para nos orientar e os recursos são infinitamente superiores - mais vale pagar uma mensalidade, do que mobilar toda uma sala em casa com equipamentos de baixa qualidade que vão ficar a apanhar pó. 

Comments

  1. Cool post is like your sneaker and pretty selfie.
    http://tifi11.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. eu gosto muito mesmo de ir ao ginásio, saio logo de lá com melhor disposição, mas confesso que de manhã me custa imenso.. eu faço dois tipos de treinos e o que é mais puxado custa-me mesmo muito fazê-lo de manhã, parece que fico sem forças :p gostei muito do teu post, é bastante descritivo e muito útil para quem está à procura de determinação

    ReplyDelete
  3. Ainda bem que foste po gym! Depois torna-se viciante! :p eu esta semana mal meti lá os pés porque não deu mesmo e estou aqui com problemas de consciência :p

    ReplyDelete
  4. Andei em moooontes de ginásios, e sinceramente sempre detestei. Quando podia pagar um ginásio andava mesmo para me obrigar a estar no meio de mais pessoas que n o meu mui restrito grupo de amigos e os meus colegas de trabalho, numa de abrir horizontes e sei lá que mais, mas aquilo para mim era sobrehumano, era um sacrificio gigantesco, não a parte do exercicio em si, mas a música, o barulho, a confusão de gente... acabei por me convencer de que se era para estar a gastar dinheiro numa coisa que em vez de me pôr bem disposta me deixava com instintos homicidas mais valia gastar o dinheiro noutras coisas, e assim fiz loool.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Eu ando num Holmes Place e, tirando as dores pós-treino (então hoje estou toda partida! Achava que o meu plano de treinos era pouco...então ontem andei a fazer mais uns exercícios que se calhar não devia ahahah coitadinhas das minhas pernas!!), adoro o ginásio...tem a vantagem de não ser preciso pagar mais por aulas de grupo, podemos ir ao jacuzzi e pisicina :)

    beijinhos, Sofia
    http://mydeardreamers.blogspot.pt

    ReplyDelete
  6. Em que ginásio andas se não é indiscrição ? O meu também é um pouco sedentário, mas já ando a correr todos os dias. Mas precisava de um ginásio..

    ReplyDelete
  7. Olá lindona.
    Amei seu blog,post´s e vc!
    SEGUINDO!!
    Bjinhus.
    www.meninabymulher.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  8. Quando começar a trabalhar é algo em que quero investir. Sou tão preguiçosa mas preciso mesmo!
    Espero que te divirtas e que mantenhas a coragem!

    ReplyDelete
  9. Adorei o post! Eu, por outro lado, sempre quis entrar num ginásio, mas isso nunca me foi possível. Restam-me as corridas e a natação que me vão mantendo ativa! :)

    ReplyDelete
  10. O ginásio para mim não funciona lá muito: sou super preguiçosa, e de certeza que não iria as vezes necessárias ao ginásio para fazer valer o meu dinheiro gasto lá, em cada mês. Por isso, vou contando com a minha expontaneidade em andar de bicicleta nalgum dia que esteja para aí virada, ou ir dar voltas enormes pela cidade a pé.

    ReplyDelete
  11. Tou na mesma situação. arranjei um emprego em que passo as horas todas alapada e uma pessoa ressente-se. No entanto é-me impossivel ir po ginasio de manha e como saio sempre tarde do trabalho tbm fica complicado. Mas que precisava, precisava mesmo!

    ReplyDelete
  12. Sinceramente gosto de ir ao ginásio, pontualmente. Como pratico trampolins não sinto necessidade de ir ao ginásio para me manter em forma. Mas quando vou gosto muito, achei um post muito útil para quem está com dúvidas sobre ir para o ginásio ou não e by the way pára de ser linda <3
    http://fashionkiller.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
  13. Ora aqui está um texto fantástico! Gostei bastante perspectiva, acho que quem está indeciso em começar ou não ir ao ginásio acaba por se decidir com este artigo. Belo trabalho :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
  14. Gostei muito destes conselhos e dicas, um post muito útil :)

    SHE WALKS Blog
    My Store - Infinite Universe

    ReplyDelete
  15. ''Há mais pessoas no ginásio para além de vocês. Homens vão lançar olhares de relance para os vossos traseiros, mulheres também (para avaliar a concorrência) e vocês vão-se apresentar ao mundo no vosso pior: leggings que não escondem nada, suor a escorrer e rosto corado quem nem um tomate maduro. Além disso, caretas de esforço e alguns gemidos também vão surgir.'' eu vou sem óculos e resolvo o problema xD

    ReplyDelete
  16. Precisava tanto de fazer algum desporto mas o tempo é pouco e a perguiça é muita!

    ReplyDelete
  17. Força, mulher! Eu não me imagino no ginásio (é a tara pelo ar livre, longe de pessoas suadas e de ar condicionado)... mas sou uma preguiçosa de merda!

    ReplyDelete
  18. Depois de ler aquele teu post da primeira ida ao ginásio, nunca imaginei que te fosse ver nesta vida :P fazes muito bem...eu também tentei, mas ainda não consegui encaixar na minha louca rotina..à noite chego a casa quase às 11h e o ginásio está a abarrotar, para ir de manhã tenho que acordar às 6:30 da manhã, bhaaa, não consigo :( força para esses lados **

    ReplyDelete
  19. Pensei que o ficar com os ouvidos a zumbir do esforço só me acontecia a mim xD Fico feliz por saber que não estou sozinha nisso :p

    ReplyDelete
  20. quero ver se começo a fazer mais exercicio mas infelizmente nao tenho tido tempo :S
    bom fim de semana :)
    beijinhos

    ReplyDelete
  21. Great advice, I definitely need to start exercising!

    www.kindoflovely.com

    ReplyDelete
  22. Adoro ir ao ginásio, mas pessoalmente não vou muita vezes porque o tempo é escasso e como pratico trampolins é algo que considero secundário.
    http://fashionkiller.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
  23. Adorei o post :-) a sério ...

    ReplyDelete
  24. Eu vou recomeçar a andar no ginásio também e este post veio mesmo a calhar.
    E concordo contigo em tudo basicamente.
    Eu nunca fiquei parada, pelo menos uma vez por semana faço qq coisa em casa, mas desde que deixei o meu ginásio antigo que não é o mesmo. Se não tiver aquela obrigação de pagar a mensalidade não tenho tanta motivação para realmente treinar todos os dias. Saí do meu ginásio antigo porque, apesar de barato, não tinha higiene (consegui reparar que ficavam mais de duas semanas sem lavar os balneários, uma mancha de shampo ficou lá na louça do chuveiro durante duas semanas, e foi nessa altura que sabia que tinha de desistir daquele ginásio). Agora vou começar a frequentar um mais caro mas sem dúvida melhor, tem piscina, instalações grandes, balneários com espaço suficiente e pelo que consegui entender tem salas de aulas arejadas. Eu sou pessoa de procurar sempre as aulas de grupo porque é mais diversificado e por isso motiva-me mais. Mas também uso as máquinas como tu. A única coisa das máquinas que me deixa mais inibida é mesmo os olhares, porque os existe, todas sabemos isso mas eu gosto de pensar "sa lixe, eu estou aqui com um objetivo e o resto não quero saber" :p

    ReplyDelete
  25. Boas dicas querida eu ando num ginásio onde fazemos algumas de grupo e adoro estar lá :)

    ReplyDelete
  26. Percebo-te perfeitamente! Também nunca fui muito amiga de exercício físico, mas o ano passado inscrevi-me no ginásio e passado um tempo comecei também a sentir uma certa satisfação quando saia do treino e os resultados começaram-se a notar...
    Depois fui para erasmus e este ano já não tive oportunidade de voltar ao ginásio... mas quando começar a trabalhar vou de certeza, vale a pena :)

    ReplyDelete
  27. I so love this! Have a great day. :)



    I AM ALSO ON: Instagram @kennydaily, Bloglovin and Facebook (i follow back, just let me know your links)


    xoxo;
    What Kenny Hearts a Lifestyle Blog

    ReplyDelete
  28. Eu adorei as tuas dicas! Tenho as mesma opiniões que tu! Andei um mês no ginásio, que considerava bom, mas infelizmente tive que desistir pois tornou-se muito caro. Mas costumo de ir correr uma vez por semana e faço alguns pequenos exercícios em casa :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  29. adorei o post e a parte dos prós e contras em particular :P

    ReplyDelete
  30. I really need to be more motivated to gym! I am always grateful for your every comment :)

    ReplyDelete
  31. Olá, tudo bem:?
    Adorei as dicas, acho que você tem razão em todas elas. Principalmente na questão de bons e maus ginácios rs!
    Eu sou a favor de fazer sempre algo que te faça feliz. ENTÃO bora rs

    beijo,
    @maahmusic
    www.maahmusic.com

    ReplyDelete
  32. Eu sou das pessoas que evita ginásios. A maior parte das pessoas vai para a passadeira em vez de correr ao ar livre que é mais saudável, a única coisa que me levaria a entrar no ginásio eram algumas aulas de grupo, mas com um treinador em casa agora é que não faz mesmo sentido ir. Boa sorte :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Thank's for your comment, hope you'll come back!

Popular posts from this blog

Giveaway // Win an heart shaped sweater!

Outfit // Pink and polka-dots in a dress are the perfect match

Outfit // The Real Thing and Polka Dots